CLÍNICA MURICY
São Paulo/ SP - Brasil
Este projeto para a clínica, foi pensado para resolver os aspectos para resolver os aspectos funcionais e de conforto e marcar sua presença em importante avenida. Sua estrutura em concreto aparente, com beirais emoldurando o conjunto de brises em alumínio branco, são elementos marcantes do conjunto arquitetônico.
A luminotecnia marca, com leveza, a presença noturna do edifício.
A integração exterior/interior está equilibrada visando manter a privacidade necessária aos serviços internos. A presença do vidro laminado nas fachadas, marquises e também no fechamento externo frontal traz grande transparência e visibilidade ao conjunto.
A leitura final para o transeunte é de um volume prismático. Puro e emblemático, sem deixar transparecer sua complexidade interna onde convivem, serviços de atendimento, sala de cirurgia, curativos, consultas, conforto do cliente, copa, administração, área técnica etc. todas estas funções estão contidas, de forma eficiente, em um espaço restrito resultante do código de edificações.
O conjunto de soluções tais como o uso de vidros laminados, brises, pinturas claras, coberta com isolamento termoacústico e o paisagismo, são elementos de conforto atuando amplamente em todo o conjunto construído.
As paredes internas em dry-wall, os vidros laminados, forros em gesso e portas com tratamento acústico criam a isolação necessária para o conforto interno.
Todos os elementos citados acima contribuem também para o conforto visual. Acrescente, ainda, a solução luminotécnico e as persianas internas que possibilitam o controle e o equilíbrio da iluminação artificial e natural.
Tendo em vista a finalidade do edifício a solução de ventilação proposta é de ar condicionado funcionando de acordo com a legislação e as normas técnicas.
O projeto define áreas fixas tais como escadas, sanitários e áreas técnicas. Os demais espaços são passiveis de modificação e de ajustes de layouts no futuro.
Tendo em vista ser uma obra de tamanho reduzido, soluções com intensa industrialização e pré-fabricação não foram totalmente compatível. Foi elaborado, no entanto um planejamento para uma obra `limpa` com o mínimo de resíduos, controle de qualidade e simplificação de processos construtivos. Todos os caixilhos, vidros e armários vieram prontos para serem apenas montados no local.
Foi buscada o máximo de iluminação natural com amplos vãos envidraçados na fachada nordeste visando intensa iluminação natural dos espaços. Na fachada noroeste, largos beirais, brises e uma ampla parede fechada são elementos de conforto e isolação térmica. A cobertura está preparada para receber vegetação isolante térmica