Copyright © 2017 Sidonio Porto Arquitetos Associados.

Sidonio Porto

Nasceu em Minas Gerais, em 1940. Mineiro de Patrocínio, Sidonio Porto formou-se arquiteto pela UFMG, em 1964. Em 1967, Sidonio empolgado com o movimento brutalista, transfere-se à São Paulo, iniciando uma associação com Raimundo da Rocha Diniz, também de origem mineira. Havia uma preocupação da dupla com desenvolvimento de pesquisas voltadas à industrialização da construção que poderiam contribuir para abertura de caminhos que atendesse as demandas de espaços sociais. Nesse sentido projetou o edifício Oscar Americano, um dos primeiros na Av. Paulista com o uso de elementos pré-fabricados, para o fechamento de fachada. Poucos anos depois passou a explorar a tecnologia do concreto pré-moldado, hoje referência na maioria de seus projetos. Em 1964, quando projetou o complexo rodoviário para a Itapemirim voltou-se a projetos maiores e mais complexos, como conjuntos industriais, hotéis e centros financeiros, tornando-se hoje um dos nomes mais conhecidos na arquitetura nacional. Foi professor na FAU-UFMG e na Escola Panamericana de Arte, em São Paulo. Dirigiu o IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), de Minas Gerais, e foi Diretor e Conselheiro da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), em São Paulo. Além dos diversos prêmios que já recebeu, entre eles o da AsBEA e do IAB-SP, Sidonio foi o vencedor do concurso nacional de Projetos de Arquitetura para a Sede da Petrobras, em Vitória, no Espírito Santo.

Lucia Porto

Arquiteta urbanista, diplomada pela Escola de Arquitetura da UFMG. Nos anos 70 projetou para a Prefeitura de São Paulo áreas livres e praças. Atuou também em Planejamento Urbano. Sócia Diretora do escritório Sidonio Porto Arquitetos Associados. Presidente da ABAP, gestão 2002 / 2004.

 

Participou de Bienais de Arquitetura, e de Exposições nacionais e internacionais. Foi premiada ao longo de sua carreira. Em 2017, o escritório foi vencedor no Concurso Público Nacional de Projetos para os Parques Central e Sul de Águas Claras - DF. Seu trabalho contempla áreas de Planejamento Urbano e Paisagístico e projetos de Arquitetura Paisagística para espaços públicos, complexos industriais e corporativos, clubes, residências e edifícios do setor de serviços.

 

Alguns projetos: Plano da Paisagem e do Transporte, Ouro Preto – MG; Arquitetura Paisagística Sede Petrobras, Vitoria – ES; Arquitetura Paisagística Campus Industria Flextronics – SP; Arquitetura Paisagística Paço Nova Ponte – MG; Praça Vinicius de Moraes, Morumbi – SP; Praça Jardim Mojolo, Freguesia do Ó – SP.

Marcio Porto

Marcio Porto é formado em arquitetura pelo Mackenzie. Possui mestrado pela FAU-USP onde, à partir da Dissertação de Mestrado, publicou o livro "O Processo de Projeto e a Sustentabilidade na Produção da Arquitetura" (março/ 2010). Atuou em grandes escritórios de arquitetura em Nova York e na Califórnia. Marcio também realizou e coordenou projetos de diferentes portes como residências, fábricas, hotéis, escolas e centros administrativos. Atualmente, é sócio-diretor do escritório de arquitetura Sidonio Porto Arquitetos Associados. É ganhador de vários prêmios do segmento. Participou de exposições nacionais e internacionais como a Bienal de Arquitetura.