RESIDÊNCIA IPORANGA 2
Guarujá/ SP - Brasil
Os 460 m² de área construída foram distribuídos de modo a aproveitar a topografia, tirar aproveito da melhor vista e preservar a vegetação existente. Esse projeto representa a clara opção do arquiteto pela compartimentação do espaço edificado a favor da não obstrução da paisagem.
Uma planta em `U´, parte sombreada e ladeada por varanda em quase toda volta, acomoda o programa relativamente simples. Do lado esquerdo, por onde se tem acesso à casa, localiza-se a área intima, construída de quatro suítes, duas no pavimento inferior e duas no superior, um estúdio e um estar, do lado direito, a parte social – sala de estar e jantar, interligada à íntima por uma varanda.
A opção pelo sistema construtivo de madeira tem preocupação ecológica. As utilizações de materiais mais integrados ao ambiente local, segundo o arquiteto, contribuiriam para melhor inserção da obra à natureza. Os telhados foram pensados para garantir correta ventilação e maior economia de energia.
Ao mesmo tempo que o arquiteto se alimenta da paisagem para o desenvolvimento de seu projeto, este a transforma e a enriquece, numa rica relação entre arquitetura e paisagem.